domingo, 18 de maio de 2008

Cinema e Jornalismo

Apurar, apurar e apurar

Bob Woodward. Jornalista Inexperiente, nove meses no Washington Post. Desacreditado pelo carrancudo editor chefe que o considera um mero repórter que escreve sobre ‘’ratos em restaurantes’’. O faro investigativo, no entanto, o faz desconfiar que o assalto à sede do partido democrata não foi um incidente qualquer. A editoria do Washington Post concorda em deixar o ‘ caso Watergate’ com Bob e o mais experiente Carl Bernstein. A dupla consegue um dos furos mais famosos da história do jornalismo.
A investigação do escândalo Watergate por um órgão da imprensa é mostrada de forma minuciosa no filme 'Todos os homens do presidente' de Alan j Pakula. Os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, interpretados por Robert Redford e Dustin Hoffman, se empenham na apuração dos fatos. Os dias em claro são muitos, entrevistas concedidas, entrevistas negadas, boas pistas, outras nem tanto e a famosa fonte anônima conhecida como ‘ garganta profunda’ fazem parte do dia a dia dos profissionais incansáveis e empenhados em encaixar todas as peças de um intrincado quebra-cabeça.
Apesar do ceticismo de um editor chefe extremamente cético e desconfiado, como manda a cartilha do bom jornalismo, a dupla não desiste; e com o auxílio da fonte anônima e de vários depoimentos, muitas vezes cedidos depois de muita insistência; eles conseguem provas suficientes para comprovar o envolvimento da cúpula do partido Republicano no escândalo Watergate.
Após a publicação da matéria o re-eleito presidente Richard Nixon renuncia. A cobertura jornalística do caso Watergate, ilustrada com maestria no filme, não é famosa por acaso. A maratona estressante e incansável que levou a comprovação das suspeitas é exemplar no que diz respeito ao jornalismo responsável, ético. Bob e Carl, foram eficientes na investigação pois ignoraram a pressa na publicação da matéria,em busca da veracidade mesmo que tardia. Apurar, apurar e apurar. Eis a função do jornalista investigativo.


4 comentários:

Fermina Daza disse...

Jornalismo + Cinema + Criticas do Bru! Opaaa!

Continuo adorando ler seus textos. Tô começando a desconfiar que sua maneira envolvente de escrever me seduz a assitir aos filmes. rsrs!

Tô sempre por aqui viu!
Beijos, Carioca

Futuros jornalistas disse...

eae Bob!?!

Enfim, férias, né?

Puts!!!

Maxsuel

Anônimo disse...

pow kra... Robert Redford e Dustin Hoffman, maneiríssimo... mas, ql o nome do filme?! me desculpe minha ignorância, mas eh q n ficou mto claro no post...

flws...............................

Mary disse...

Brunoo... n é exatamente sobre o texto q eu vim comentar.. rsrs


Ow o q q acontece no teu orkut q nem recado eu consigo te mandar?

Tô com saudades de conversar contigo!

Beijo... te cuida

Mariana Valiatti